Como tudo começou

O GEDRI nasceu em setembro de 2006 com o intuito de reunir jovens e adultos praticantes ou simpatizantes da dança que desejassem aprender e divulgar os ensinamentos da Doutrina Espírita através desta modalidade artística.

Tudo começou com um simples “acaso” da vida, desses que depois temos a certeza que não aconteceram realmente por acaso…

Em maio de 2006 um grupo de espíritas capixabas foi convidado a participar do encontro de mocidades espíritas de SP, a COMJESP, que acontece a cada 5 anos reunindo mocidades de diferentes pólos desse Estado. Neste grupo de capixabas havia uma bailarina, a Mariana, que há algum tempo sonhava em unir a dança à Doutrina Espírita, mas não tinha idéia de COMO fazer isso… Ela já havia lido a respeito de um grupo de SP (o Grupo Espírita de Dança Evolução) no livro Educação do Espírito, do Wálter de Oliveira Alves, mas CRIAR um grupo espírita no ES era apenas um sonho, algo ainda distante, que ficava apenas no campo da vontade.

GEDE na abertura da COMJESP 2006

Na abertura da COMJESP, uma apresentação artística de mais de 1 hora… DE DANÇA!!! E o grupo no palco era… o Grupo Espírita de Dança Evolução, de Araras/SP! Ao final da apresentação procuramos saber mais sobre o grupo e descobrimos que (eis a surpresa!) a coordenadora do grupo – a Dani – estava de mudança para Vitória/ES. Se não bastasse isso, iria morar no mesmo bairro da Mariana… e seu marido já frequentava a mesma casa espírita da Mariana! “Coincidências” ou não, conseguimos seu contato e a partir daí iniciou-se uma loooonga conversa entre a Dani e a Mari sobre um futuro grupo espírita de dança em Vitória.

Reunindo algumas amigas e amigos do movimento de mocidades espíritas capixabas, de diversas casas espíritas, que tinham alguma afinidade com a dança (e ter afinidade não significava saber dançar, mas ter vontade em participar da futura equipe) foi fundado o grupo em setembro de 2006.

A Dani havia ficado à frente do Grupo Espírita de Dança Evolução (o GEDE) por quase 10 anos, e sua participação como co-fundadora do GEDRI foi muito importante para aprendermos a trabalhar num grupo como esses. Como dizíamos na época e dizemos até hoje: ela realmente “caiu do céu!”, e nos trouxe uma proposta na qual o objetivo primordial de existência do grupo deveria ser a REFORMA ÍNTIMA dos seus integrantes. Daí o nome: Grupo Espírita de Dança Reforma Íntima.

Pouco mais de um mês após sua fundação apareceu o primeiro desafio: criar uma coreografia para o Encontro de Evangelizadores Espíritas do ES. Em apenas uma semana nasceu a primeira montagem do GEDRI: “Novas Idéias”, com música de Moacyr Camargo.

Estréia do GEDRI com a coreografia "Novas Idéias"

Essa experiência foi essencial para o próximo desafio que viria: a Dani teria que se afastar do GEDRI por conta do estado avançado da gravidez (o Gabriel estava quase chegando…) e nós teríamos que montar sozinhos um balé para a abertura do Encontro de Mocidades Espíritas do ES (o EMEES, que reúne cerca de 500 pessoas anualmente), em fevereiro do ano seguinte. O tema do encontro seria “Espiritismo e o Sentido da Vida”, tínhamos 2 meses pra fazer a montagem, pouca experiência, mas muita vontade e determinação. Agora teríamos que caminhar com nossas próprias pernas… A passagem da Dani havia sido intensa, mas também curta.

Em fevereiro de 2007 apresentamos nossa primeira montagem completa, o balé “De Lagarta à Borboleta”. Ficamos emocionados e emocionamos… Foi uma experiência única e indescritível. A partir daí, nunca mais paramos…

"De Lagarta a Borboleta", no EMEES 2007

4 respostas para Como tudo começou

  1. Isa disse:

    Ahh Lindo, Lindo! É muito bom poder fazer parte dessa história que ainda está sendo escrita!
    Ainda hoje está assistindo os vídeos das coreografias apresentadas! Muito emocionante!
    Abraço forte Gedrianas e Gedrianos! =D

  2. Gabi disse:

    Ah….que saudade!!!
    Mari e Waguinho, o blog tá lindo!

  3. Palas Atena disse:

    Mari,
    Que bom termos um dia nos cruzado! Foi por pouco tempo, mas foi intenso.
    Quanto aprendi com todos vocês e ainda aprendo!
    Parabéns pelo blog! Mais uma luzinha se acende junto a dança na Era do Espírito.
    Que este instrumento singelo de divulgação da dança, seja luz em muitas almas, seja o “empurrãozinho” que faltava para que mais um grupo se forme junto a nossa querida doutrina, congregando pessoas em torno de um ideal, elevando espíritos a Deus, oferecendo novas diretrizes aos artistas, que muitas vezes caminham a procura do rumo certo…
    Beijo grande. Gratidão eterna. Dani/BH

    • Raquel Mangia disse:

      A COMJESP abriu muitas janelas e possibilidades para o nosso trabalho aqui no ES e uma dessas maravilhosas idéias, que hoje já vai muito além de um sonho, foi realmente o GEDRI…
      Talento, sensibilidade e muita doutrina de recheio são os preciosos ingredientes da receita de sucesso desta turma que nos emociona sempre!!!!
      Prossigam pois o caminho e esse mesmo…
      Beijos e alguns especialmente com saudade (Mariana e Waguinho) rsrsrsr….
      Parabéns GEDRI, o site está lindo!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s