Coreografias

Além das montagens completas (espetáculos maiores, com cerca de 20-25 min), o GEDRI criou algumas coreografias avulsas, com cerca de 5 min, na maioria das vezes para serem apresentadas no Encontro de Evangelizadores do Estado (as montagens maiores são sempre montadas para estrear no Encontro de Mocidades do ES – o EMEES – e estão descritas na página “Espetáculos”).

O PRIMEIRO PASSO (2011)

Novamente com música do Grupo BEM, de Vitória/ES, a coreografia “O primeiro passo” foi feita para a Mostra Sudeste de Arte Espírita da ABRARTE, realizada em abril de 2011 no Rio de Janeiro.

Coreografia: Mariana Petri da Silva.

"O primeiro passo", na Mostra Sudeste de Arte Espírita no RJ.

“(…) O primeiro passo pode se dar hoje

E tudo será luz que vai te acompanhar.

O primeiro passo

Mesmo pequenino

É sempre um gigantesco poder de transformar

O primeiro passo é um marco de passagem

Um ato de coragem

De quem quer acertar (…).”

ELOS (2010)

"Elos", apresentação na Tarde de Artes da FEJAC

Tendo como base a música “Elos”, do Grupo BEM, de Vitória/ES, a coreografia retrata o intercâmbio entre os dois planos (físico e espiritual), intermediado pelos médiuns. Estreou na MOSTRARTE em junho de 2010, sendo reapresentada na Tarde de Artes da FEJAC (out/2010), na palestra do GEDRI na Comunidade Espírita Esperança (out/2010), na Mostra de Dança Espírita em Araras-SP (nov/2010), na abertura do EMEES 2011 (mar/2011) e na Reunião do Conselho Federativo – Centro (mai/2011) – veja trecho da música abaixo!

Coreografia: Mayara Freitas Monteiro, com a ajuda do grupo.

Bailarinos: Bárbara Carrafa, Guilherme Vasconcelos, Isadora Padilha, Ísis Souza, Mayara Monteiro, Renzo Passamani, Taíza Lisboa e Vaneza Mamed.

“(…) São enfermeiros, são carteiros,

Que se doam o tempo inteiro

Conselheiros, são videntes, audientes,

São pessoas como a gente

Se dedicando a ajudar alguém.

São ombros de amigos,

Também vozes e ouvidos

Dos que habitam o infinito

São pessoas que acreditam

No trabalho a favor do bem.

Meios de amparo

Certezas também

Médiuns são ELOS

Janelas pro Além. (…)”

INFANTIL (2009)

"Infantil" na Mostra Espírita de Dança em Araras/SP, 2009

Um sonho antigo do GEDRI era o de criar uma coreografia mais livre, mais lúdica, na qual a alegria legítima pudesse ser expressada sem muita preocupação com os passos… Utilizando uma colagem das músicas infantis “Não é mole não” e “Trocando de roupa”, do CD Cancioneiro Espírita 2, a criatividade e a alegria marcaram a coreografia “Infantil”, criada para estrear no ENCONTREEI 2009 (reparem que as nossas coreografias “avulsas” quase sempre foram criadas para o ENCONTREEI).

O “Infantil” foi ainda apresentado na Mostra Espírita de Dança em Araras (out/2009) e no Congresso Espírita do Estado do Espírito Santo (nov/2009).

Bailarinos: Aline Lima, Gabriella Xavier, Guilherme Vasconcelos, Ísis Souza, Mariana Petri, Mayara Monteiro e Scheilla Nunes.

PÁSSAROS (2008)

"Pássaros", criada e apresentada no EMEES 2008

A coreografia “Pássaros” foi criada durante o 28° EMEES (Encontro de Mocidades Espíritas do ES), em fevereiro de 2008. Com uma música instrumental, a sequência dos passos seguia um texto lido ao vivo pela Equipe de Teatro. Juntos, música, dança e teatro apresentaram, no último dia do evento, a mais de 500 pessoas ali reunidas, o tema do próximo EMEES: A Geração Nova.

A coreografia foi criada no mesmo dia em que foi apresentada; as asas brancas também foram confeccionadas no mesmo dia.

Bailarinos:Mayara Monteiro, Melina Santesi, Gabriella Xavier, Scheilla Nunes e Aline Leão.

FORÇA DO BEM (2007)

Um ano depois da estreia do GEDRI, o grupo voltou a se apresentar no Encontro de Evangelizadores do ES (o ENCONTREEI), em 2007, e montou uma coreografia especialmente para o evento. Com música da antiga Equipe de Música do DIJ da FEEES (Federação Espírita do Estado do ES), “Força do Bem” foi apresentada uma única vez, no ENCONTREEI de 2007.

Coreografia: Mariana Petri da Silva, com a ajuda do grupo.

Bailarinos: Aline Leão, Carla Zorzanelli, Gabriella Xavier, Guilherme Vasconcelos, Mariana Petri, Melina Santesi, Natalia Petri da Silva e Scheilla Nunes.

"Força do Bem", no ENCONTREEI 2007

NOVAS IDÉIAS (2006)

“Novas Idéias” foi a primeira coreografia montada pelo GEDRI, a partir da música de Moacyr Camargo, um músico espírita. A letra nos remete à abertura ao novo, a novos caminhos que se abrem… Para nós, era ideal para nossa proposta de utilização da dança no meio espírita, ideia ainda tão pouco difundida. A estreia aconteceu em novembro de 2006, no Encontro de Evangelizadores do ES (o ENCONTREEI). Depois, foi reapresentada na MOSTRARTE de 2006, também em novembro.

Coreografia: Daniela Pereira Soares, com a ajuda do grupo.

Bailarinos:Aline Leão, Mariana Petri, Scheilla Nunes, Gabriella Xavier, Melina Santesi, Gleyce Ariadne e Carla Zorzanelli.

"Novas Idéias", no ENCONTREEI 2006

Anúncios

Uma resposta para Coreografias

  1. Natalia disse:

    Lindos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s